Tenho um arroba (@projetoinspira.br) lá no Instagram que reúne conselhos (a maioria para mim mesma, mas quem sabe não te ajuda também?), dicas práticas de comunicação e ferramentas de como aplicar a Comunicação Não Violenta (CNV), a escuta ativa, e a resolução de conflitos no dia a dia.
Esse projeto nasceu após uma imersão de fim de semana de Comunicação Não Violenta, um tema que amo e estudo há uns cinco anos, e que ainda está naquela fase “estou apaixonada, mas não sei onde isso vai dar”.
Esse é um resumão do que foi publicado por lá nos últimos dias:
Gisele Bundchen fala sobre limites, e como dizer sim para todo mundo o tempo todo tira o poder do seu não.
Eu julgo, você julga, todo mundo julga o outro o tempo todo. Mas o quanto isso está atrapalhando as nossas relações?
A Comunicação Não Violenta é um excelente caminho para melhorar a conexão com nossos filhos em qualquer idade, principalmente na adolescência.
Muita gente por aí reclama da solidão e da dificuldade de fazer amigos, mas você sabe identificar os pedidos de conexão do outro e dar continuidade para que eles virem uma amizade genuína?
Um mantra na comunicação é que o óbvio precisa ser dito. Ninguém lê mentes né? O que acontece num exercício de confiança quando várias informações são ditas, mas o óbvio é esquecido?
Mentoria voluntária
Uma vez por mês, abro minha agenda e ofereço mentorias voluntárias para jovens e mulheres que buscam apoio com elaboração de currículo, preparação para entrevistas ou querem uma escuta gentil e empática sobre o mundo corporativo. Se você ou alguém que você conhece se interessar, me manda um email no mariavianna@gmail.com.
Prazer, Maria!
Se você não me conhece, deixa eu me apresentar! Sou jornalista de formação, com especialização em Relações Internacionais e MBA em Comunicação Estratégica. Passei por redações de grandes veículos como O Globo, O Globo Online, Jornal do Brasil e revista Caras, e há 13 anos migrei para o mundo corporativo, atuando em multinacionais.
Trabalho em várias frentes: comunicação com imprensa, autoridades e comunidades, facilitação de grupos, gestão de crises de imagem e reputação, e resolução de conflitos. Também ajudo empresas e pessoas a navegarem por situações difíceis. Recentemente, fiz pós-graduação em Psicologia Positiva e Mindfulness e sou estudante de Comunicação Não Violenta (CNV) e Comunicação Autêntica.