⭐Para se inspirar #1 - Consumismo, cultura da paz, livros e receitas
Mudanças internas e externas estão sacudindo meus caminhos
Como tudo na vida, esse substack requer disciplina e constância, dois pratinhos que deixei escorregar neste início de ano. Esses últimos 20 dias foram corridos e confusos: meu aniversário, mudança de casa e a morte de uma das minhas cachorrinhas. Tudo para dizer que a vida é isso, tudo junto e misturado e, se a gente não criar espaço para o que importa, o turbilhão de acontecimentos acaba engolindo nossa criatividade.
Mudança de hábito
Tenho pensado muito em excesso de consumo, destralhe e organização. Não à toa, já que acabei de me mudar. Separei 10 caixas de mudança só de doações, o que me deixou super incomodada. O que estou comprando tanto? O que estou doando quase sem ter usado? Por que tenho tantas coisas iguais? Por que tenho dificuldade em desapegar? Minhas filhas precisam de tantas coisas? Por que elas ganham tantos presentes (meus e dos outros)?
Assisti A Conspiração Consumista no Netflix. É um soco no estômago. Sabia que a Shein lança 1 milhão de itens diferentes por mês? Pois é, nem eu. Por essa e outras que estou repensando seriamente meus hábitos de consumo.
Paz na prática
Dia 29, começo um novo capítulo nos meus estudos da comunicação consciente, autentica e centrada no coração. Sou a mais nova aluna de Cultura da Paz, com foco em mediação, círculos restaurativos e não violência.
Falando em comunicação consciente, uma coisa que tenho aplicado no meu dia a dia é o mantra “conexão antes da ação”. Se pararmos para pensar, essa frase vale para tudo. Precisamos nos conectar com o outro antes de pedir, antes de corrigir, antes de oferecer um feedback e por aí vai. A conexão está difícil? Tente começar com a escuta ativa e o interesse genuíno pelo outro, em vez de ouvir pensando em responder ou se defender.
“Todas as emoções são aceitáveis. Nem todas as reações são.”
Livros, séries e outras cositas
Estou em uma fase Taylor Jenkins Read, ressuscitada por uma visita a livraria Bookworm, no Downtown. Li Malibu renasce e Carrie Soto está de volta. Leituras leves, rápidas e divertidas. Maaas, de todas as personagens da autora, Daisy Jones e Evelyn Hugo continuam minhas queridinhas.
Demorei a engatar, mas agora estou adorando Ted Lasso, na Apple TV. É uma série leve para descansar a cabeça.
Resolvi que vou cozinhar mais este ano. É algo que gosto, mas não faço bem. Tenho alguns pratos coringa no repertório, sei fazer várias sobremesas, mas quero aprender mais. Estou amando acompanhar o insta do Endrick, ex-Masterchef. Receitas fáceis e gostosas como o biscoito goiabinha, pão de queijo e o quindim perfeito.
Frase da semana
“Todas as emoções são aceitáveis. Nem todas as reações são.”
Ah, e se você gostou dessa news, me manda um oi por email, encaminha para um amigo ou clica naquele coraçãozinho lá em cima. Vou adorar saber sua opinião!
Com amor,
Maria ⭐